Sobre Os Mamutes

Eu assisti “A Era do Gelo” e posso jurar que não é só uma animação infantil, é genial, se você também assistiu sabe do que estou falando. E lembrando desta história de gigantes eu poderia citar um homem de que quero comentar. Autor de “Twilight of the Mammoths”, o Professor da Universidade do Arizona, Paul Martin, lançou um estudo fantástico sobre a extinção dos famosos mamutes durante a Era do Gelo.

Esses animais surgiram na Terra em uma época em que o mais forte sem acabava levando a vantagem, isso intrigou pesquisadores e cientistas durante anos, sem contar nas teorias malucas que esse fato já deve ter custado.

Paul foi pé no chão em relação aos seus estudos, em uma entrevista feita pela Galileu em 2006, ele afirmou que a ocorrência não foi sem a interferência do ser humano, descartando o processo natural, explicando que o ser humano quando entrou em contato com novas espécies, transmitiu doenças que levaram a extinção desses animais pela fragilidade que apresentavam.

Contudo, é estranho imaginar uma doença capaz de exterminar mamutes, muito maiores e mais fortes que os homens, sem pensar no porque não fomos extintos também. Seus 40 anos de estudos são polêmicos, mas se forem resultado de uma verdade, podemos todos nos considerar literalmente muito resistentes.

Outra das suas explicações vem da teoria “Over Kill”, criada por volta de 1960, onde o homem caçador em busca de comida, mata para sobreviver, Martin possibilita a ideia de que o ser humano, na pré-história, achou no mamute um animal fácil de ser caçado, matando-o em excesso e rapidamente.

Não aconteceu o mesmo com o elefante, porque talvez na época, esses animais já eram acostumados com os seres humanos e vice-versa. E cá entre nós, entre um mamute e um elefante, um mamute nos ameaçaria 10 vezes mais só pelo seu tamanho, suas 10 toneladas se suas presas enormes.
E que tal a ideia de se construir parques pleistocênicos?
Ele deu a dica, vale a pena ler o livro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s